Quatorze secadores de café são entregues pelo Governo de Rondônia para Associações de Produtores Rurais

Quatorze secadores de café são entregues pelo Governo de Rondônia para Associações de Produtores Rurais

Secadores já estão sendo instalados nas Associações

Porto Velho, RO - Fortalecer a produção de café com qualidade é o propósito do Governo de Rondônia, que entregou nessa terça-feira, 8, em Rolim de Moura 14 secadores de café para dez Associações de Produtores Rurais do município.

As associações participaram da chamada pública de credenciamento, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), para receberem os equipamentos que visam a melhoria de pós-colheita.

Edio Felberg, reforçou que o Governo de Rondônia vem fortalecendo a produção do café robusto amazônico “Rondônia tem o melhor café do Brasil. O Governo de Rondônia fomenta e investe na produção com distribuição de mudas de café e agora ajuda no pós-colheita com a secagem do grão. Aqui em Rolim de Moura são dez associações que estão recebendo os equipamentos.


Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal, Expedito Netto, através de convênio federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, disse o titular da Seagri, Evandro Padovani.

O governador do Estado, Marcos Rocha, presente ao evento enfatizou que o Governo ao investir em melhorias na qualidade do café de Rondônia, o retorno é garantido. “Dessa forma ampliamos a oferta de cafés especiais, gerando economia para o produtor e aumentando a renda familiar. Vale destacar que os secadores estão sendo montados e os produtores passarão por treinamento”, comentou Rocha.

O produtor Ivo José Renner Pauli, destacou que o secador estático é uma novidade para os produtores

Ao todo 59 secadores de café foram adquiridos para serem distribuídos em 14 municípios. O investimento é de R$ 6.244.240,00 (seis milhões, duzentos e quarenta e quatro mil, duzentos e quarenta reais).

O produtor rural Edio Felberg, reforçou que o Governo de Rondônia vem fortalecendo a produção do café robusto amazônico. “Muitas chances apareceram para trabalhar a qualidade do café. Agora com a distribuição desses secadores estáticos, os produtores conseguirão ampliar a quantidade de café produzido com qualidade, para participar de qualquer concurso com nível até internacional. É importante o Governo de Rondônia continuar esse incentivo a cafeicultura que é forte no Estado”, ressaltou Felberg.

Para o produtor e presidente da associação rural da linha 204 em Rolim de Moura, Ivo José Renner Pauli, o secador estático é uma novidade para os produtores. “Esse secador é de primeira, faz um café de qualidade. O nosso secador já está instalado agora estamos aguardando o treinamento. Gostaria de agradecer o Governo de Rondônia e pedir para que ele continue trabalhando e ajudando a agricultura. O governo que investe na agricultura, investe certo”, finalizou Pauli.


Fonte: Por Ricardo Barros/Secom
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem