O dia 26 de março na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 26 de março na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 26 DE MARÇO!

COMEMORA-SE

Dia do Cacau e do Chocolate. Dia Mundial da Conscientização da Epilesia. Fundação da cidade de Porto Alegre. Dia do Mercosul. Hora do Planeta.

• Católicos lembram São Bráulio. São Ludgero. São Cástulo. São Pedro de Sebaste. Metodistas lembram o fundador da Igreja Metodista Episcopal Africana.

RONDÔNIA

1867 – O imperador Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a realizar estudos para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira

BRASIL

• 1772 – Criada a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, que deu origem a Porto Alegre.

1936 – Nasce Eder Jofre, campeão mundial de boxe, tido como o grande nome do “peso galo” no boxe mundial.


1990 – Nasce Sarah Menezes, 1ª mulher brasileira a conquistar o ouro olímpico no judô (Jogos de Londres em 2012).

2014 - Uma equipe internacional, liderada pelo brasileiro Francisco Ribas, descobre o primeiro sistema de anéis em torno de um asteroide".

MUNDO

1827 — Morreu o compositor alemão Ludwig van Beethoven.

1940 — Morre Spiridon Louis, atleta grego, vencedor da disputa da Mratona, nos I Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896.

1953 — Jonas Salk anuncia sua vacina contra a poliomielite.

FOTO DO DIA

Primeiro foram os negros que fugiam da escravidão para as selvas do rios Guaporé e Mamoré. Na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, vieram milhares de trabalhadores oriundos de 40 a 50 países. Nos dois ciclos da borracha o maior contingente foi o nordestino. Em Porto Velho, na fase inicial do Território, foram paraenses. A cassiterita atraiu maranhenses e mais nordestinos.

Entre 1960/1990 o então Território recebeu no centro-sul rondoniense milhares de famílias, o que levou à mudança economia, fortalecendo a base para a criação do Estado. Cada grupo trouxe seus costumes, falares e tradições que, aos poucos, se interpenetram fortalecendo a identidade rondoniense.

O professor e historiador Amizael Silva repetia a frase (admitia não ser dele): “Rondônia só terá cultura própria quando o gaúcho tomar tacacá na cuia de tacacá e os outros tomarem chimarrão na cuia de tacacá”. (Foto: Guajará-Mirim, o tacacá servido com pipoca).

Fonte: Por Lúcio Albuquerque
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem