O dia 25 de março na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 25 DE MARÇO!

COMEMORA-SE

• Dia da Constituição no Brasil. Dia Nacional do Oficial de Justiça.

Dia Nacional da Comunidade Árabe. Dia Internacional em Memória das Vítimas de Escravatura e do Comércio Transatlânticos de Escravos. Dia Internacional de Solidariedade de Pessoa Detenta ou Desaparecida.


• Católicos lembram Dia da Anunciação do Senhor. São Dimas, o Bom Ladrão. São Quirino e Santa Lúcia Filipini.

RONDÔNIA

• 1983 – A Assembleia Constituinte aprova o Regimento Interno regulador da elaboração da 1ª Constituição do Estado de Rondônia.

BRASIL

1824 – D. Pedro I outorga a primeira Constituição brasileira. 1854 — Os primeiros lampiões a gás começam a funcionar no Rio de Janeiro. 1865 — Inaugurada em São Paulo, Brasil, a Rua 25 de Março, considerada como o maior centro comercial da América Latina. 1970 — O Brasil amplia o mar territorial do país, de 12 para 200 milhas marítimas, gerando a crise com a França, o que foi chamado de “Guerra da Lagosta”.

MUNDO

1911 — Em Nova Iorque o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mata 146 trabalhadores (129 mulheres e 23 homens).

1996 — O Comitê Veterinário da União Europeia proíbe a exportação de carne bovina britânica devido a doença da vaca louca.

FOTO DO DIA

Um dos postos implantados na missão, entre 1907 a 1909, de interligar Cuiabá a Porto Velho pelo fio telegráfico por Candido Rondon foi o de Jaru, região onde já estavam instalados alguns seringais. Com a abertura da BR-29 (364) em 1960 os postos telegráficos instalados por Rondon ganharam mais vida, e a seguir a região começou a receber migrantes oriundos de vários Estados em busca de terras aptas ao plantio.

A partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização “Padre Adolpho Rohl”, pelo Incra, e em junho de 1981, foi elevado à condição de município, mantendo o nome Jaru, homenagem aos índios Jaurus. Seu primeiro prefeito foi o engenheiro agrônomo Raimundo Nonato da Silva, que ficou no cargo até 1983 quando tomou posse Leomar Baratela, o primeiro eleito. A cidade de fica à margem da BR-364, a 290 KM da capital Porto Velho. (F. igreja de Cisto Pentecostal do Brasil, de Jaru, templo antigo de 1976).

Fonte: Por Lúcio Albuquerque
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem