Na volta às aulas, Detran Rondônia promove pit stop sobre comportamento seguro no trânsito



Uso correto da faixa de pedestres é uma das orientações feita pela Dtet aos estudantes

Porto Velho, RO - Respeitando as medidas de enfrentamento à covid-19, a Rede Estadual de Ensino iniciou nesta quarta-feira (9), o ano letivo 2022 com aulas 100%.

Com o objetivo de aumentar a segurança neste momento, os agentes da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) realizaram pit stop para alertar pais e estudantes quanto à importância do uso de equipamentos de segurança em frente a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Freire

“As campanhas educativas realizadas pela Dtet são um importante instrumento para a preservação de vidas. O retorno das aulas presenciais é, sem dúvida, a primeira oportunidade de induzir bons comportamentos no trânsito aos pais que são condutores, e conscientizar os alunos pedestres”, disse o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida.

Pais e estudantes recebem orientações e panfleto educativo na abordagem dos agentes

As alunas, Rayla Gomes e Camila Gomes, aprovaram a ação da Dtet. “Com a presença e orientação dos agentes, atravessamos a rua com segurança, já que os motoristas ficam mais atentos na condução” – comentaram as alunas.

A estudante Jamile Brasil disse que não sabia da importância de sinalizar com a mão para poder atravessar a faixa de pedestre com segurança.

“Nossa escola fica numa avenida muito movimentada. Seria muito bom se todos respeitassem as orientações recebidas pelos agentes de trânsito, isso certamente traz segurança e tranquilidade” – completou Jamile.

A diretora da Dtet, Cláudia Roberta Stochi, lembra que sua equipe está ao longo da semana realizando este importante trabalho também nas escolas municipais e particulares. “Repassamos aos pedestres e condutores de veículos orientações acerca do uso correto da faixa de pedestres, cinto de segurança, cadeirinha para crianças enfatizando a importância da utilização de todos os equipamentos de segurança, assim como a atenção redobrada nas vias”.

Cláudia Roberta ainda destacou que a educação no trânsito está relacionada com o cultivo de hábitos saudáveis e atitudes preventivas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a forma mais segura para o pedestre circular nas ruas é utilizando as calçadas, faixas de pedestres e passarelas. O uso de cinto de segurança e a cadeirinha para as crianças têm papel fundamental na redução de mortes em caso de acidentes.


Fonte: SECOM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem