Na volta às aulas, Detran Rondônia promove pit stop sobre comportamento seguro no trânsito

Na volta às aulas, Detran Rondônia promove pit stop sobre comportamento seguro no trânsito



Uso correto da faixa de pedestres é uma das orientações feita pela Dtet aos estudantes

Porto Velho, RO - Respeitando as medidas de enfrentamento à covid-19, a Rede Estadual de Ensino iniciou nesta quarta-feira (9), o ano letivo 2022 com aulas 100%.

Com o objetivo de aumentar a segurança neste momento, os agentes da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) realizaram pit stop para alertar pais e estudantes quanto à importância do uso de equipamentos de segurança em frente a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Freire

“As campanhas educativas realizadas pela Dtet são um importante instrumento para a preservação de vidas. O retorno das aulas presenciais é, sem dúvida, a primeira oportunidade de induzir bons comportamentos no trânsito aos pais que são condutores, e conscientizar os alunos pedestres”, disse o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida.

Pais e estudantes recebem orientações e panfleto educativo na abordagem dos agentes

As alunas, Rayla Gomes e Camila Gomes, aprovaram a ação da Dtet. “Com a presença e orientação dos agentes, atravessamos a rua com segurança, já que os motoristas ficam mais atentos na condução” – comentaram as alunas.

A estudante Jamile Brasil disse que não sabia da importância de sinalizar com a mão para poder atravessar a faixa de pedestre com segurança.

“Nossa escola fica numa avenida muito movimentada. Seria muito bom se todos respeitassem as orientações recebidas pelos agentes de trânsito, isso certamente traz segurança e tranquilidade” – completou Jamile.

A diretora da Dtet, Cláudia Roberta Stochi, lembra que sua equipe está ao longo da semana realizando este importante trabalho também nas escolas municipais e particulares. “Repassamos aos pedestres e condutores de veículos orientações acerca do uso correto da faixa de pedestres, cinto de segurança, cadeirinha para crianças enfatizando a importância da utilização de todos os equipamentos de segurança, assim como a atenção redobrada nas vias”.

Cláudia Roberta ainda destacou que a educação no trânsito está relacionada com o cultivo de hábitos saudáveis e atitudes preventivas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a forma mais segura para o pedestre circular nas ruas é utilizando as calçadas, faixas de pedestres e passarelas. O uso de cinto de segurança e a cadeirinha para as crianças têm papel fundamental na redução de mortes em caso de acidentes.


Fonte: SECOM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem