Governo já resgatou 80 brasileiros, mas ainda há outros 100 na Ucrânia

Governo já resgatou 80 brasileiros, mas ainda há outros 100 na Ucrânia

Brsileiros se preparam para deixar a Ucrânia, com apoio das embaixadas do Brasil em Kiev, Varsória e Bucareste - Foto: reprodução do Telegram.

Porto Velho, RO
- Até agora, cerca de 80 brasileiros saíram da Ucrânia com destino a países fronteiriços, principalmente Polônia e Romênia, segundo confirmou em nora o Ministério das Relações Exteriores.

“Ainda constam cerca de 100 brasileiros, registrados na lista da embaixada brasileira em Kiev, que permanecem em solo ucraniano”, informou o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.

Há funcionários da embaixada brasileira em Chernivtsi, perto da fronteira ucraniana com a Romênia. Diplomata da embaixada do Brasil na Romênia também se deslocou para a fronteira para auxiliar o traslado, em ônibus providenciado pela Embaixada, de brasileiros para a capital Bucareste.

A embaixada do Brasil em Kiev está prestando assistência consular a todos os brasileiros que ainda então na Ucrânia, assim como o fez com todos aqueles que já conseguiram deixar o país, de acordo com o Plano de Contingência atualizado em janeiro de 2022.

Esse Plano de Contingência prevê a possibilidade de resgate quando as condições permitirem. “Nos primeiros dias, ante a falta de condições de segurança, estamos implementando a evacuação segura e ordenada”, informou o Itamaraty em nota.

O grupo de trabalho que reúne brasileiros na Ucrânia e a embaixada em Kiev “seguem buscando localizar e contatar brasileiros ainda na Ucrânia, com o apoio da Embaixada em Varsóvia, com vistas a verificar a situação pessoal de todos, condições de segurança nos locais onde estão abrigados e possibilidade de eventual evacuação.”

Fonte: DP Redação
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem