Governo brasileiro diz que acompanha conflito entre Rússia e Ucrânia com grave preocupação

Governo brasileiro diz que acompanha conflito entre Rússia e Ucrânia com grave preocupação



Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Geraldo Magela/Agência Senado

Porto Velho, RO - O governo brasileiro se manifestou de forma oficial sobre o conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia, iniciado na madrugada desta quinta-feira (24).

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o Brasil acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia e apela pelo fim imediato do conflito.

“O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”, diz a pasta.

“Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias”, diz a nota.

Mais cedo, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o Brasil não concordava com a invasão. Ontem, horas antes de o conflito eclodir, o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, condenou o uso da força contra a integridade territorial, soberania e independência política da Ucrânia, afirmando que a situação é inaceitável.

Fonte: Por Gazeta do Povo
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem