Em Porto Velho, Ministro Onyx Lorenzoni explica Programa Nacional de Serviço Social Voluntário na Assembleia Legislativa

Em Porto Velho, Ministro Onyx Lorenzoni explica Programa Nacional de Serviço Social Voluntário na Assembleia Legislativa

 Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho e Previdência, se reuniu com prefeitos, deputados e o senador Marcos Rogério

Porto Velho - Durante solenidade realizada no auditório da Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira (11), o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, apresentou o Programa Nacional de Serviço Social Voluntário. A programação foi organizada pela Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), para que os prefeitos do Estado possam conhecer a iniciativa do Governo Federal para amenizar os impactos sociais causados pela pandemia do covid-19 no mercado de trabalho.

O ministro explicou que o objetivo do programa é oferecer oportunidade a desempregados que precisam adquirir experiência profissional, participando também de cursos de qualificação. Ele destacou que a prioridade é para jovens de 18 e 29 anos, e também para trabalhadores com mais de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos. 

Em um breve pronunciamento, o senador Marcos Rogério destacou os avanços no Brasil, com a atuação do presidente Jair Bolsonaro, explicando que o país está no caminho certo. O parlamentar citou que o impacto causado na economia pela pandemia precisa ser vencido com ações como essa, desenvolvida pela União, através do Ministério do Trabalho e Previdência.

O deputado Jair Montes (Avante) disse que a pandemia ensinou uma grande lição, e que o foco precisa ser o ser humano. Ele lembrou que a Assembleia Legislativa também está desenvolvendo seu papel para a capacitação profissional dos trabalhadores, tanto que a partir do dia 16 deste mês a Casa contará com 160 estagiários, sendo 80 de nível médio e 80 de nível superior. “O primeiro emprego é importante, mas é preciso capacitação”, detalhou.

O deputado Eyder Brasil parabenizou o ministro Onyx Lorenzoni pela organização da prova de vida exigida pelo INSS. Ele afirmou ser um grande passo, que deu acalento aos brasileiros.

“Aqui em Rondônia o governador Marcos Rocha providenciou carretas para levar cursos de capacitação aos municípios, e agora vemos o projeto nacional do presidente Bolsonaro chegar ao Estado. É com felicidade que vejo o Brasil crescendo, nessa gestão patriótica que está sendo feita”, disse Eyder Brasil.

O ministro citou que o atendimento ao aposentado deve ser respeitoso, e que o técnico do INSS irá à residência do beneficiário tirar uma fotografia, para que o segurado não precise mais ir até o instituto dar a prova de vida.

A deputado Cássia Muleta (Podemos) parabenizou o senador Marcos Rogério, explicando que devido à sua atuação o presidente Jair Bolsonaro vê Rondônia com olhos diferentes. Ela também convidou o ministro Onyx Lorenzoni para vir mais vezes ao Estado. “Vejo os ministros dando atenção a Rondônia. Também parabenizo todos os prefeitos, os presentes e os que acompanham online”, acrescentou.

O deputado Ribamar Araújo (PL) disse que foi de grande importância a presença do ministro em Rondônia. Segundo ele, trata-se de um dos mais importantes do Governo Federal.

O parlamentar elogiou o projeto anunciado, pois, conforme avaliou, contempla justamente os brasileiros excluídos do mercado de trabalho, beneficiando os que não têm experiência ou os que não têm mais oportunidade de trabalhar.

O corregedor da Assembleia Legislativa, Guilherme Erse, cumprimentou o ministro em nome de todos os servidores da Casa e perguntou se há limites para acesso ao programa. Onyx Lorenzoni disse que o processo foi iniciado em diversos municípios, e que as prefeituras definem a limitação.

O presidente da Arom, Celio Lang, agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, ao primeiro secretário, Jair Montes, e aos demais deputados. Ele destacou a importância da vinda do ministro a Rondônia, para explicar o Programa Nacional de Serviço Social Voluntário.


Programa

O ministro Onyx Lorenzoni explicou que está sendo oferecida uma chance aos inexperientes, com uma porta se abrindo a quem não tem qualificação. Ele definiu o programa como renda, qualificação e oportunidade. A atividade, em parceria com as prefeituras, será de meio turno, com pagamento de bolsa de meio salário mínimo, transporte e seguro para acidentes pessoais.

Por semestre, o bolsista fará um curso de formação profissional, aplicado pelo Sebrae e pelo Sistema S, composto pelo Senac, Senai, Sesi e Senat. São quase 200 cursos presenciais e semipresenciais.

“Dificilmente quem não tem experiência consegue emprego, pois a vaga é dada para quem tem qualificação. Após um ano, o bolsista terá experiência e qualificação com o curso. Assim, poderá trabalhar no mercado formal”, detalhou o ministro, que depois respondeu a perguntas de secretários e prefeitos.

Onyx Lorenzoni citou que prefeitos tiraram bancos de praças para o povo não sentar, e agora se vê a necessidade de tomar sol para fortalecer o organismo contra o coronavírus. Ele lembrou de ações do Governo Federal, como o auxílio emergência, que atendeu mais de 60 milhões de pessoas, e afirmou que 3,4 milhões de empregos foram gerados durante a pandemia, apesar do fechamento do comercio “e da conversa de que é preciso fechar tudo, porque a economia a gente vê depois”.


Fonte: Ale/RO

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem