Ao contrário do que afirmava Barroso, Fachin diz que ‘Justiça Eleitoral pode estar sob ataque hacker’

Ao contrário do que afirmava Barroso, Fachin diz que ‘Justiça Eleitoral pode estar sob ataque hacker’

 Em 2020, o atual presidente do TSE disse que as urnas eletrônicas não eram vulneráveis.

Ministro deu declaração enquanto o presidente Bolsonaro está na Rússia | Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Porto Velho - Pouco mais de um ano depois de o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, garantir em 2020 que “as urnas eletrônicas não são passíveis de ataques cibernéticos”, o ministro Luís Edson Fachin afirmou que a “Justiça Eleitoral já pode estar sob ataque de hackers”. A declaração de Fachin foi publicada em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo nesta quarta-feira, 16.

Futuro chefe da Corte eleitoral a partir da próxima semana, Fachin citou a Rússia. “A preocupação com o ciberespaço se avolumou imensamente nos últimos meses”, afirmou. “Posso dizer que a Justiça Eleitoral já pode estar sob ataque de hackers, não apenas de atividades de criminosos, mas também de países, tal como a Rússia, que não têm legislação adequada de controle.”

De acordo com o ministro, foram detectados “riscos eleitorais” vindos de países, como, por exemplo, a Macedônia do Norte. “Em relação aos hackers que advêm da Rússia, os dados que nós temos dizem respeito a um conjunto de informações que estão disponíveis em vários relatórios internacionais”, disse.

Na manhã de hoje, os presidentes Jair Bolsonaro e Vladimir Putin se encontraram na Rússia para tratar de temas envolvendo a economia entre os dois países. A viagem de Bolsonaro estava programa há meses.

Fonte: Revista Oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem