PSD garante Expedito Júnior e quer levar Hildon Chaves, Rondônia formata o projeto Balcão Único, campanha educativa no trânsito em Ji-Paraná

PSD garante Expedito Júnior e quer levar Hildon Chaves, Rondônia formata o projeto Balcão Único, campanha educativa no trânsito em Ji-Paraná

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO
- Trânsito – Na próxima quinta-feira (20) a Prefeitura de Ji-Paraná estará lançando a “Campanha Educativa de Trânsito”, pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) alertando sobre a importância de a conscientização da população sobre os riscos e deveres no segmento. A campanha será desenvolvida até o segundo semestre do ano com o desenvolvimento de ações planejadas a cada mês. Segundo o presidente da AMT, Oribe Alves Júnior, Ji-Paraná tem hoje cerca de 100 mil veículos circulando pelas ruas e avenidas, por isso a necessidade de uma “maior conscientização no trânsito”. O Detran poderia, além de melhorar a fiscalização e orientação nas principais cidades do Estado, via Ciretrans, desenvolver campanhas educativas permanentes. E não é por falta de recursos financeiros, mas no mínimo de boa vontade...

PSD
– A chegada oficial do ex-senador Expedito Júnior ao PSD, presidido no Estado pelo seu filho, deputado federal Expedito Netto será festiva, como anunciou o jornalista Sérgio Pires, que assina a coluna “Opinião de Primeira”, publicada na maioria dos sites do Estado, inclusive o RONDONIA DINÂMICA. O evento terá a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Segundo o bem informado Sérgio Pires, gaúcho e torcedor fanático do Internacional, provavelmente Kassab não venha abonar somente a ficha de Expedito Júnior, mas também do prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves, ainda, no PSDB. Não há dúvida, que uma parceria entre Hildon pré-candidato a governador e Júnior para a única das três vagas ao Senado será difícil de ser batida, caso seja confirmada.

PSDB
– E os tucanos, presidido no Estado pela deputada federal Mariana Carvalho não ficaria descartado das eleições gerais de outubro próximo. Além de Mariana poder concorrer à reeleição com amplas chances de sucesso, seu irmão, Maurício, que é vice-prefeito de Porto Velho assumiria a prefeitura definitivamente, pois na hipótese de Hildon concorrer ao governo do Estado, terá que renunciar em abril próximo. Em termos de lideranças políticas o PSDB ficaria enfraquecido com as saídas de Júnior e Hildon, queiram ou não, duas lideranças significativas dos tucanos em Rondônia, sendo uma consolidada (Júnior) e outra em fase de ascensão (Hildon), mas os irmãos Carvalho ganhariam maior importância dentro do partido e do contexto político regional.

Censo – A área de comunicação do IBGE-RO, comandado pela competente jornalista Amabile Casarin encaminhando release sobre as inscrições em processos seletivos simplificados de pessoas, que pretendam trabalhar no Centro Demográfico 2022, que serão encerradas na próxima sexta-feira (21). As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas: (https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21) e o pagamento efetuado até o dia 16 de fevereiro. As taxas são de R$ 60,50 para agentes censitários municipais (ACM) e supervisores (ACS) e de R$ 57,50 para recenseador, sendo que quem tem Cadastro Único ou for doador de medula óssea pode solicitar isenção da taxa. Estão disponibilizadas para Rondônia 1.509 vagas para recenseadores e 224 vagas para ACM/ACS. A previsão de duração dos contratos é de cinco meses e o censo será realizado no segundo semestre deste ano.

Balcão Único
– Rondônia e mais dez Estados deverão contar até o final deste mês com o Balcão Único, programa do governo federal (Ministério da Economia), que facilita a abertura de empresas e fornece, imediatamente, na hora do processo o número do CNPJ. Através de formulário único e totalmente digital, as empresas poderão ser abertas sem a necessidade de recorrer a vários órgãos públicos, como ocorre hoje. Até o fim de janeiro, onze novos estados devem contar com o chamado Balcão Único - sistema do governo federal, digital e unificado, que facilita a abertura de empresas. O sistema já funciona em outros estados, como São Paulo, Pernambuco, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e agora no Paraná, Piauí, Maranhão e Rondônia. Em São Paulo, por exemplo, para se abrir uma empresa eram necessários cumprir 11 procedimentos, 17 dias para aprovação e quase 5% de custo da renda per capita.

Respigo

O ex-prefeito de Ariquemes, Thiago Flores (Republicanos) estaria articulando um grupo de políticos para disputar as eleições de outubro próximo. Flores é candidato a deputado federal e lidera uma plêiade de amigos dispostos a formar uma parceria com a finalidade de eleger ao menos dois deputados federais +++ O assunto é delicado e um pouco ousado, mas tem fundamento e deverá ser colocado em prática. De acordo com o avanço das negociações, que envolvem políticos expressivos de várias regiões do Estado, vamos informando o leitor +++ Solenidade das mais significativas na manhã de ontem (17) capitaneada pelo governador Marcos Rocha (União Brasil). Foi assinado documento garantindo a construção do Heuro (Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia), obra que será edificada no modelo Built to Suit (BTS), através do Consórcio Vigor Turé, vencedor da licitação e com a previsão de entrega de o primeiro bloco, ainda, este ano +++ Porto Velho e os demais municípios dependem, hoje, do Pronto Socorro João Paulo II, implantado para atender os trabalhadores, que construíram a Usina de Samuel, na década de 80. Apesar de todas as adequações ao longo dos anos, o JP II não consegue atender a demanda de pacientes, mesmo com toda a competência e boa vontade do seu corpo clínico, do quadro administrativo e do setor de enfermagem.


Fonte: Por Waldir Costa/Rondônia Dinâmica
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem