Seagri promove encontro com produtores de grãos para debater cooperativismo no Vale do Jamari

Seagri promove encontro com produtores de grãos para debater cooperativismo no Vale do Jamari

 

Cooperativismo foi tema de encontro com produtores rurais em Ariquemes.

Porto Velho, RO - Com o propósito de apresentar a forma de atuação do cooperativismo aos produtores de grãos do Vale do Jamari, em Rondônia, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), promoveu na quarta-feira (15), o ‘I Encontro sobre Cooperativismo do Vale do Jamari’, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acia), em Ariquemes.


O evento contou com a participação de representantes de cooperativas de produção e de crédito, além do presidente da Cooperativa Mista Agro Industrial da Amazônia (Copama), de Vilhena, Fabio Andreazza, o qual explanou sobre os resultados obtidos com a produção de grãos na Região do Cone Sul do Estado.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, o encontro atende os anseios dos produtores de grãos da região, que enxergam a necessidade de atuação em um formato de cooperativa.

“A Seagri e o Governo do Estado são grandes incentivadores do associativismo e cooperativismo. Promovemos esse encontro e convidamos alguns parceiros, como a Copama, que é uma cooperativa que está em franco desenvolvimento no Estado, para fazerem a apresentação de um novo modelo de cooperativismo. 

Temos que fortalecer as cooperativas que já existem e esperamos que em um futuro próximo, a Copama possa abrir uma filial na região do Vale do Jamari para atender os produtores de soja, milho e arroz”, destacou.


Cooperativismo moderno foi apresentado aos produtores de grãos do Vale do Jamari

O diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, acredita que o cooperativismo será um grande fator para o desenvolvimento do agronegócio em Rondônia. 

“É um modelo que está avançando bem, seja para o produtor de pequena, média ou grande propriedade, pois facilita não só a comercialização e exportação dos produtos, como também auxilia na compra de insumos de uma forma mais organizada e mais barata, além de facilitar o acesso ao crédito rural e no licenciamento ambiental”, comentou.

Atento aos assuntos abordados durante o encontro, estava Antônio Carlos Vidotto, que é produtor rural e secretário de agricultura do município de Monte Negro. “Vamos levar aos outros produtores, sobre a importância da cooperativa, principalmente no acesso aos implementos e insumos. É mais complicado o produtor conseguir tudo sozinho. 

Hoje temos muitos produtores interessados no ramo, mas não conseguem viabilizar sozinhos a produção. Acredito que a cooperativa trará mais benefícios, seja na geração de renda para o próprio produtor, como também para o município e Estado”, contou.

Fonte: SECOM, 17/12/2021
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem