Prefeitura abre salas específicas para atender pessoas com síndromes gripais em Porto Velho

Seis unidades básicas de saúde vão funcionar com salas exclusivas

Porto Velho, RO - A incidência de casos de gripe registrados na cidade tem provocado aglomeração nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), aumentando o tempo de espera. Para resolver o problema, a Prefeitura Municipal definiu que seis unidades básicas de saúde vão funcionar, a partir de sexta-feira (17), com salas exclusivas para pessoas com sintomas gripais.

Algumas unidades começaram a fazer o atendimento exclusivo de síndromes gripais nesta quinta-feira (16). Mas todas estarão com serviço pleno na sexta-feira.

Segundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, as salas terão equipes com médicos para atender os pacientes e, se for necessário, providenciar o encaminhamento para o tratamento de urgência.

O atendimento será realizado por equipes constituídas para esta finalidade e não haverá prejuízos às atividades rotineiras das atividades.

DEMANDA

Estrutura foi estabelecida para que pacientes fiquem separados

Estrutura foi estabelecida para que pacientes fiquem separados

O aumento na demanda de atendimentos decorre do fato de que muitas pessoas com sintomas gripais temem estar infectadas pelo coronavírus e apelam para o serviço de urgência, que tem demandas próprias diariamente.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é para que as pessoas com sintomas como coriza, febre e dor de cabeça, que são indicativos da gripe, procurem as seguintes unidades de saúde: UBS Ronaldo Aragão, UBS Maurício Bustani, UBS Pedacinho de Chão, UBS Hamilton Gondim, UBS Renato Medeiros e UBS Manoel Amorim de Matos.

A estrutura foi estabelecida para que pacientes fiquem separados das demais repartições das unidades. O atendimento inclui exames que podem detectar a causa dos sintomas.

Segundo Eliana Pasini, dos casos registrados até o momento, poucos atestaram a presença do vírus Influenza, com a maioria dos casos se tratando de gripes comuns.


Fonte:SMC\PVH, 17-12-2021

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem