Brasil vence na OMC disputa contra subsídios abusivos da Índia

Brasil vence na OMC disputa contra subsídios abusivos da Índia

 

Sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suiça.

País questionou subsídios do governo a produtores indianos de açúcar, considerados 'além do limite' pela Organização Mundial do Comércio

Porto Velho, RO - A Organização Mundial do Comércio (OMC) oficializou nesta terça-feira (14) a decisão de considerar ilegais os subsídios pagos pelo governo da Índia aos seus produtores de cana-de-açúcar.

O Painel de contenciosos iniciado por Brasil, Guatemala e Austrália questionava o “regime de apoio” ao setor, na Índia. O Brasil é atualmente o maior exportador de açúcar do mundo e a Índia, o terceiro.

A conclusão do Painel de contenciosos é de que a política indiana de preços mínimos obrigatórios para a cana excedeu os limites estabelecidos pelo Acordo de Agricultura da OMC, documento assinado por ambos os países em 1995.

Pelas estimativas brasileiras, o Brasil perdeu mais de US$1,3 bilhão (R$7,4 bilhões) em decorrência da política abusiva de subsídios indianos.

“As medidas ilegais de apoio doméstico à produção de cana-de-açúcar aplicadas pela Índia têm gerado superprodução de açúcar naquele país, que hoje é o terceiro maior exportador mundial do produto”, diz a nota do Ministério das Relações Exteriores do Brasil sobre o tema.

Segundo o Itamaraty, o Brasil é o maior exportador de açúcar do mundo, responsável por cerca de 40% das exportações mundiais nos anos de 2019 e de 2020.

Na Índia, os representantes do país na OMC esperam postergar o assunto ao recorrer ao Órgão de Apelação da organização, que está parado há mais de um ano, desde novembro de 2020. Sem indicados, o órgão não funciona e ações ficam estacionadas nas gavetas da OMC.

Fonte: Por Tiago Vasconcelos, 14/12/2021
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem