Forças Armadas iniciam terceira fase da maior operação militar do Brasil em 2021

Forças Armadas iniciam terceira fase da maior operação militar do Brasil em 2021


Fase "Ibagé", da Operação Meridiano, ocorre com aproximadamente 5 mil militares e 1 mil viaturas da Marinha, Exército e FAB no Rio Grande do Sul


As Forças Armadas iniciaram, a partir da terça-feira (9), a terceira fase “Ibagé” da Operação Meridiano, maior operação militar de treinamento do Brasil em 2021. Com a coordenação do Ministério da Defesa, estão participando aproximadamente 5 mil militares, 1 mil viaturas, aviões e helicópteros da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB), nas cidades de Rosário do Sul e Bagé, no Rio Grande do Sul.

No Campo de Instrução São Borja, em Rosário do Sul, foram realizadas atividades de ataque aéreo com caças, transposição de curso d’água e defesa antiaérea, artilharia, foguetes do Programa Astros 2020, salto de paraquedistas e emprego da tropa de Comandos e Forças Especiais.


Até o dia 14 de novembro, sob orientação do Comando Militar do Sul (CMS), quartel-general do Exército localizado em Porto Alegre, serão verificadas a capacidade dos comandantes de manterem um bom nível de consciência da situação de combate, com exercícios de áreas funcionais de pessoal, manobra, inteligência, logística, mobilidade e contra-mobilidade, comunicação social, assuntos civis e fogos.


Duas divisões de Exército serão oponentes em uma atividade de ações críticas conjuntas e singulares, como assalto aeroterrestre, aeromóvel, operações especiais e de informação em um mesmo contexto tático. Os desdobramentos dos meios de comando e controle serão realizados em uma manobra de movimento com 200 km de frente e 150 km de profundidade.

A primeira fase da operação, chamada Meridiano-Poti, ocorreu no Pará, sob a responsabilidade da FAB com o uso de aeronaves. Já a segunda fase, conhecida como Dragão, foi realizada pela Marinha, no litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo.


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem